terça-feira, novembro 19, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #021

No último domingo fiz uma corrida de rua de 5km na UnB e acabei ficando em quarto lugar na minha categoria, o que mostra que a forma está boa. Os treinos seguem diversificados. Bicicleta, corrida, caminhada e funcional. Hoje especificamente estou cansado, fiz um pedal leve ontem ás 17h mas hoje às 7 da matina fiz um pedal bem mais forte, talvez tenha até exagerado então o resto do dia é comer e descansar. Amanhã é feriado aqui então devo fazer um treino mais longo, só não decidi qual modalidade, mas acho que caminhar é a melhor opção. A ver. Ainda não aconteceu a reunião com o guia chefe, o que é chato porque queria conversar com ele antes de sair comprando uma monte de coisa que eu já tenho e que eu não sei se é apropriado para alta montanha. A ver também. Vamos ter paciência. Aliás, paciência é algo que vou precisar durante a expedição. Segurar o ímpeto no ritmo de caminhada quando começar as subidas pra valer. Não quero passar mal, mas as vezes é inevitável. Curioso pra saber como meu corpo vai se adaptar à aclimatação no Cordón del Plata.

quarta-feira, outubro 30, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #020

Depois de umas férias com a minha amada companheira os treinos voltaram forte. Tenho feito pedal, caminhadas e corridas. Alguns exercícios funcionais também como: barra na finger board, alguns tipos de abdominais, flexão, agachamento e prancha. Sinto meu corpo melhorando e ficando mais forte, o que é ótimo mas um problema no dente está me deixando um pouco estressado e com a mente um pouco ruim. Com dor de dente não tem com fazer um esforço absurdo. Seja na bicicleta ou na montanha. Na próxima sexta-feira tenho um retorno ao dentista e vou saber melhor o prognóstico. Mas sinto um pouco de insegurança ao mastigar e isso é péssimo. Vou tentar manter meus treinos e não me abater seja lá qual for o prognóstico. Marquei o cardiologista para próxima segunda e vou fazer exame de sangue, teste de esforço e o que mais o doutor pedir. Vou avisar ele que vou fazer uma montanha na Argentina e ver o que ele pode trazer de útil. Além, obviamente, de ter um atestado médico me liberando para fazer a montanha. Em breve trago mais novidades.

quinta-feira, agosto 22, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #019

Ontem fiz uma corrida de 5km e fiz o meu melhor tempo em 10 anos. No começo a sensação foi estranha porque tinha 22 minutos como alvo, já que o percurso era bem plano. Acabei fazendo em um tempo de 23:40 que é o meu melhor tempo desde 2014, quando fiz 5km em 21:40 em uma Corrida de Reis de 10km no eixo monumental (Brasília-DF), um percurso com uma longa descida no início, o que me ajudou a alcançar essa marca. Fiquei satisfeito com a minha corrida e com a minha performance. Só achei que poderia ter chegado um pouco mais descansado, talvez. Também estava sentindo dor de garganta. Brasília nessa época é muito seco e senti o pulmão arder quando fazia mais força que o normal. De qualquer forma achei um bom teste e um ótimo treino para o Cerro Plata, bora bora!

segunda-feira, agosto 19, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #018

 Mais uma semana de treinos concluída. Muito quente e seco aqui em Brasília. Sensação de que não há fluído suficiente para matar a cede depois do treino. Piora um pouco quando a gente toma aquela cervejinha depois pra relaxar. A secura vai ser boa pra calejar o corpo para janeiro lá no Cerro Plata. Eu estou me sentindo bem e forte. Hoje quero fazer uma caminhada leve com uns trotezinhos. Amanhã tem pedal leve e quarta corrida de 5km a pé pra valer. Tentar um recorde pessoal. Quem sabe? Depois volto aqui pra contar.

quinta-feira, agosto 15, 2024

Apenas Palavras VI

diarreia mental

mente limpa

nirvana

pensamentos

foco

fluxo de luz

próximo movimento

mão

olhar

mão

próximo movimento

meditação

calmaria

vento

campo de altitude

cume

descida

cerveja

comida

segunda-feira, julho 29, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #017

Ontem concluí mais uma semana de treinos. No sábado me senti muito bem e troquei roda com um amigos. Fizemos força em forma de intervalos e durante o esforço me senti muito bem. No domingo a perna estava moída, mas ainda sim saí pra um chat ride de duas horas. Hoje, segunda-feira, é dia de descanso. No final da próxima semana tem travessia da sete quedas na chapada dos veadeiros. A terceira travessia do ano. Espero poder fazer outra sete quedas ainda esse ano, quem sabe? Vamos com calma. O foco é estar fortão em janeiro para subir o Cerro Plata. Não adianta gastar tudo agora.

segunda-feira, abril 29, 2024

Apenas Palavras V

 casamento

relacionamento

relação

pessoas

casal

casa

platô

romance

romântico

romantizado

dramático

drama

dúvida

incerteza

vida

arrependimento

suficiente

certeza

contas

pagamentos

bom dias

boa noites

beijos

mesmice

rotina

dúvida

terça-feira, abril 23, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #016

Hoje começa mais um bloco de treinos. Começando a aumentar o número de caminhada na semana já que no final de maio teremos a travessia Marins x Itaguaré.  Semana passada foquei no indoor por motivos de força maior. Fiz duas corridas interessantes no Zwift. A primeira de 20km, corrida rápida, achei q fiz tudo certo mas dei mole no final e peguei um quinto lugar no sprint desorganizado. No sábado fiz uma corrida mais longa, de 60km com pelotões misturados e acabei pegando um honroso segundo lugar. As pernas estão melhorando. Ontem já voltei com funcional, primeiro dia após o Escalavrado. Demorei porque senti o corpo bem moído. Podia te esperado menos não fosse algumas dores de garganta e cabeça que rolou por motivos diversos da vida real. O importante é dar continuidade à preparação constante para o objetivo maior que será o Cerro Plata, em janeiro de 2025. 

quarta-feira, abril 17, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #015

Depois de uma semana completa de treinos. A perna respondeu muito bem ontem. Fiz um treino de 1:30h em zona 2 que render um pouco mais de 42km. A melhor sensação é aquela que quando você pedala não sente fatiga. É quase como se a bicicleta não tivesse corrente. Sempre que faço um montanha com os amigos chego cansado e com ácido lático travando as pernas, mas assim que as pernas saram volto bem forte na bike. Semana passada mesmo eu cheguei em 3o em uma corrida de 20km no Zwift, que é super intenso, confesso que fiquei surpreso. A preparação pro Cerro Plata em janeiro de 2025 segue a todo vapor. 

quinta-feira, março 21, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #014

Essa semana saí pra pedalar a noite. Estava aberto com algumas nuvens. Cheguei a cogitar fazer indoor, mas preferi sair. O pedal estava perfeito, mas no final, faltando 10km pra terminar começou a chover. Nada muito forte, mas era o suficiente pra molhar. Olhei pra cima e não vi nuvem nenhuma. Da onde estava vindo aquela água toda? São Pedro estava mijando em mim de sacanagem? Fiquei indignado num primeiro momento mas depois comecei a rir daquela situação bizarra. Coisas que acontecem com quem pedala.

segunda-feira, março 18, 2024

Apenas Palavras IIII

 Ansiedade

Angústia

Espera

Antecipação

Sofrimento

Cansaço

Dúvida

Recomeço

Novidade

Mudança

Crescimento

Medo

Evolução

Oportunidade

Desafio

Preguiça

Apatia

Desejo

Momento

domingo, março 10, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #013

Back in the saddle! Hoje acordei bem melhor e consegui pedalar duas horas, sem fazer muita força e me senti bem. Tentei não elevar muito o bpm do coração e só girar as pernas. Fiz indoor porque em Brasília amanheceu chovendo. Se der ainda vou dar uma caminhada com a patroa de tarde. Um dos meus objetivos de vida, atualmente, é subir uma alta montanha, não de bike, mas andando mesmo. E o plano será subir o Cerro Plata em Mendoza - Argentina, em janeiro de 2025. Sim, falta muito, mas já estou na preparação. O XCM em Cavalcante - GO, Escalavrado no Parnaso e a Serra Fina será parte do processo e da preparação para esse grande objetivo de vida que será a alta montanha. 

sábado, março 09, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #012

Essa semana fiquei um pouco ruim de saúde. Senti dores de cabeças leve mas constantes durante dois dias e no terceiro dia comi algo que não me fez bem. Passei a noite todo no trono, tendo cólicas e acordando de tempos em tempos. Péssima qualidade de sono. Acabei não saindo pra pedalar. Na verdade são 3 dias sem atividades. Difícil, não gosto de ficar enfurnado em casa, mas do jeito que eu estou, se sair pra treinar é capaz de piorar e precisar ficar mais dias parado. Tudo bem, faz parte do processo, mas não é fácil aceitar. Como não sou mais um menino aprendi que é bobeira tentar treinar nessas circunstâncias, ainda mais sabendo que se me cuidar em breve estarei bem e poderei retomar os treinos. Vou tentar pedalar amanhã (domingo), nem que seja um pouco no indoor. Infelizmente por conta disso não consegui ainda pegar a mountain bike do meu irmão. Quem sabe amanhã? Preciso começar a testar logo a mtb pois tenho até 31 de março pra me inscrever. Vai ser uma boa prova alvo para testar meu corpo e me preparar meu coração para desafios maiores que virão.

quinta-feira, março 07, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #011

Os recordes pessoais continuam acontecendo. Sinto que meu desempenho de uma forma geral está melhorando. Tenho pedalado mais na rua do que indoor porque tem feito dias e noites bonitas aqui em Brasília, as vezes chove, mas de uma forma geral está tranquilo para pedalar. Tenho pensado muito sobre trocar de bicicleta, mas ainda preciso fazer algumas avaliações para decidir. Tenho colocado pelo menos um dia de caminhada toda semana. A temporada de montanhismo no Brasil já começou e já marquei algumas trilhas, como o Escalavrado no Parnaso e a travessia da Serra Fina. Tudo como preparação para o Aconcágua em janeiro de 2025. Além disso tenho objetivos na bike também. Essa semana devo pegar a mountain bike emprestada do meu irmão e começar a fazer uns treinos para preparação do XCM em Cavalcante-GO. Bora bora!

sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #010

 Essa semana treinei pouco, mas pratiquei 3 modalidades diferentes de atividade física, o que é ótimo! Mas ontem fiz um treino de bicicleta e fiquei bem feliz com o resultado. Mesmo sem pedalar a semana inteira fiz meu segundo melhor tempo na subida do Colorado aqui em Brasília. Uma subida conhecida pelos ciclistas locais. O Colorado tem aproximadamente 4.5km e demora mais ou menos 15 minutos pra fazer. O melhor tempo é logo abaixo dos 10min e meu melhor tempo está perto dos 14min. Vou usar essa subida como referência pra mapear minha evolução no fitness. Portanto pretendo fazer outras vezes e melhorar esse tempo a medida que for chegando a minha primeira prova alvo do ano que será o XCM de Cavalcante. Por falar nisso pretendo pegar a mtb em breve, ai vou colocar uns treinos de resistência nos estradões do Parque Nacional de Brasília.

segunda-feira, fevereiro 19, 2024

Apenas palavras III

Choro

Depressão

Cama

Marasmo

Deserto

Medo

Força

Determinação

Comprometimento

Amor

Difícil

Esforço

Energia

Potência

Treino

Encarar

Lutar

Vencer

Perder

Vida

domingo, fevereiro 18, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #009

Procurando um objetivo na bike me deparei com uma maratona de mountain bike aqui perto de Brasília, em Cavalcante - GO. Cidade que adoro por conta de trilhas e cachoeiras maravilhosas no coração da Chapada dos Veadeiros. Essa maratona é divida em 2 dias e terá um pouco mais de 100km no total. Ocorrerá no início de junho. Estou muito interessado e até chamei um amigo pra fazer comigo. A grande questão é que ainda não tenho uma mountain bike, mas não será difícil de arrumar uma. O que preciso fazer é pegar logo essa bike pra testar ela aqui nas trilhas pertos de casa e calejar a carcaça. Agora que tenho um objetivo será legal me preparar. Animou? Então bora!

quarta-feira, fevereiro 14, 2024

Dor de cabeça

Ressaca básica de carnaval. Não que eu tenho pulado, dançado e enchido a cara durante horas no sol pelos bloquinhos da cidade. Mas aproveitei o feriado para pedalar e também para tomar uma cervejinha porque ninguém é de ferro. Com certeza bebi mais do que deveria. Não estou acostumado a beber muito por vários dias seguidos. Não que eu tenha feito isso. Na verdade bebi bem apenas um dia, ontem. E por isso hoje estou com uma leve dor de cabeça e um cansaço maior do que o normal. Dor de cabeça não é algo que eu tenho com frequência, mas certamente se beber mais do que o normal vou ter. Dor de cabeça me faz querer ficar em casa, no sofá, dormindo. Dor de cabeça, me deixa!

segunda-feira, fevereiro 12, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #008

 Época de carnaval, muita chuva em Brasília, tenho a desculpa perfeita pra fazer muito ciclismo indoor. Obrigado aos desenvolvedores do Zwift, que tornaram ciclismo indoor muito mais legal. Hoje vou terminar o Tour de Zwift, uma "group ride" com 8 etapas. Group ride no meu caso, porque existe a opção de corrida pra valer também. Hoje vou fazer a etapa 4, que é a que está faltando pra mim. Acordei cedo, tomei café, li um pouco do livro, lavei a louça e até já pratiquei minha guitarrinha, tudo pra esperar a hora do meu pedal, que será só às 11:30h, vou entrar um pouco antes, mas não posso entrar muito antes senão encho o saco também de ficar pedalando parado. Amanhã pretendo sair na rua, hoje já está tempo aberto e sem chuva por aqui, devia te saído, mas tudo bem. Essa semana estou de folga e vai te muito tempo pra pedalar outdoor ainda. O importante é se mexer, certo?

quarta-feira, fevereiro 07, 2024

Eu só queria meditar

 Estressado por conta de conversas difíceis

Projetando repercussões ruins 

Com cenários apocalípticos 

Eu precisava de paz

Nem que fosse por dez minutos

Eu só queria meditar

Estar presente

Mas fui interrompido

Foi com a melhor intenção

Mas ainda sim me tirou o prumo

Quis ir embora

Fui embora ansioso

Senti uma crise vindo

Tentei ser forte

O que só piorou

Respirei fundo

Cara fechada, com raiva

O alarme tocou

Preciso bater o ponto

quarta-feira, janeiro 03, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #007

Chovendo bastante aqui em Brasília. Hoje de manhã fiz uma caminhada de uma hora no parque o que rendeu 5.5km. Queria andar mais mas começou a chover forte. Depois almocei e fiz compras de mercado com a patroa. Voltamos pra casa e aproveitei para dormir um pouco. Por volta de 17:30h o tempo deu uma firmada e saí pra pedalar o tempo que fosse possível. Consegui pedalar quase uma hora mas acabei pegando uma chuva e chegando todo encharcado em casa. Primeiro pedal do ano concluído com sucesso! Aproveitei que a bike molhou e limpei a bicicleta. Amanhã vou de Zwift. Pelo menos uma hora. Amanhã tem que ter funcional também porque hoje não fiz.

terça-feira, janeiro 02, 2024

Apenas palavras II

Chuva

Frescor

Preguiça

Sofá

Relaxar

Dormir

Fluir

Ler

Escrever

Descansar

Procrastinar

Esquecer

Ser

Ver

Sentir

Fugir

Sacudir

Projetar

Ansiar

Pedir

Nutrir

Morrer


segunda-feira, janeiro 01, 2024

Diário de um ciclista vagabundo ficcional #006

Ontem amanheceu chovendo em Brasília e acabei saindo pra pedalar um pouco depois das 10h da manhã. Não consegui fazer as duas horas previstas, mas fiz uma hora e meia e consegui fazer o funcional. Hoje estava previsto uma caminhada de uma hora e meia que eu consegui concluir andando com minha família após a ressaca do ano novo. Não bebemos muito mas fomos dormir tarde então saímos pra andar quase 10h da manhã, mas fizemos 7km e depois tomamos uma cervejinha gelada pra hidratar, faz parte! Esse ano vou mesclar mais modalidades, mas continuarei fazendo meu pedal sagrado. A meta será 10mil km no ano, será que dá? Em 2023 fiquei devendo 140km. Vou procurar alguns objetivos pra realizar na bike. É importante te objetivo ou será difícil criar motivação.