sábado, dezembro 30, 2023
Diário de um ciclista vagabundo ficcional #005
sexta-feira, dezembro 29, 2023
Diário de um ciclista vagabundo ficcional #004
Comilança de final de ano, viagem, cerveja e praia. Depois de uns 10 dias sem pedalar, curtindo a vida e as férias começa mais um ciclo de ciclismo na minha vida. 2024 não será só de ciclismo. Um dos segredos para ser um bom ciclista de meia idade é diversificar as atividades físicas de forma que a gente trabalhe outras partes do corpo. Portanto, além de ser um ciclista vagabundo vou ser também, um caminhante ou trekker e certamente vou subir algumas montanhas por ai. Hoje vou fazer um pouco de treino funcional: abdominais, flexões, pranchas e agachamento. E devo caminhar 1 hora. Amanhã sair pra pedalar se o tempo permitir e ver como estou me sentindo.
sexta-feira, outubro 27, 2023
Dismorfia Corporal
Imagem com defeito
Crime sem suspeito
Ódio de si mesmo
Sentimentos a esmo
Projeções de dor
Ausência de amor
Dismorfia corporal
Silêncio sepulcral
Aceitação impossível
Ajuda impossível
Não é assim
Não é assim
A natureza é imperfeita
Por que você não pode ser?
Pessoas amam você
Do jeito que você é
quinta-feira, outubro 26, 2023
Corpos
Como eu odeio essa exposição de "corpos perfeitos"
Padrões de beleza inalcançáveis que nos deixam doentes
Abdomens são peças publicitárias que chamam cliques
Filtros escondem a realidade de uma pele humana
Pessoas ficam doentes com seus defeitos
Procuram cirurgias para mudanças estéticas
Nunca ficam satisfeitas
Sempre ansiosas pela próxima intervenção
Qual o problema da imperfeição?
O humano é imperfeito
A pressão social por beleza mata
Até quando vamos nos submeter a isso?
Não há fonte da juventude
Envelhecer é melhor do que morrer
Use seu corpo, procure se amar
Não deixe que o outro te faça mudar
Mude por você
O corpo e a mente são seus
Ame-se
terça-feira, outubro 24, 2023
Máquina de escrever
gratidão
obrigado
sim
por nada
natureza
religião
deuses
homem
destruição
guerra
paz
crime
nada cresce no deserto
sem julgamentos
com julgamentos
tudo é possível
coragem
medo
nada de mais, só palavras escritas aleatoriamente por uma máquina de escrever.
segunda-feira, outubro 23, 2023
Sem relevância, apenas palavras...
Sem saber o que escrever parar tirar aquele restinho de ansiedade de ter que escrever algo de forma terapêutica. Eu estou escrevendo a medida que os pensamentos veem na minha cabeça mas não estou pensando. O fluxo de palavras saem diretamente do meu olho que enxerga o teclado e as letras espalhadas. Não sei se vou escrever algo significativo aqui. As vezes é como uma diarreia mental, eu só preciso tirar essas palavras e frases da minha mente para seguir o dia. Isso é legal? Não sei, mas desde que me ajude eu vou continuar fazendo.
Agora que tirei essas palavras de mim não sei mais o que escrever, mas vou continuar escrevendo até pensar em algo relevante pra dizer.
sexta-feira, outubro 20, 2023
Diário de um ciclista vagabundo ficcional #003
Eu menti pra vocês no diário 001, na verdade não sou um moleque tentando construir uma carreira no ciclismo. Sou um senhor grisalho de meia idade que busca saúde através do pedal. Ok, desculpa! Mas o lado bom é que as coisas deixam de ser ficcionais, mas talvez eu conte uma mentira ou outra aqui. Ciclistas são muito bons em contar mentira. Bom, essa semana foi relativamente boa, mas ontem e hoje não pedalei. Hoje pretendo caminhar e amanhã sim, fazer um pedal mais longo.
Essa introdução toda foi pra dizer que DESCANSO TAMBÉM É TREINO, principalmente na meia idade. Forçar o corpo como a gente forçava quando dia 26 anos não é algo muito sábio. Além do descanso, fazer outros tipos de exercícios são de extrema importância para você trabalhar outros músculos. Os exercícios de impacto, como corrida ou caminhada ajudam o ciclista a evitar uma osteoporose indesejada no futuro.
Amanhã tem pedal!
segunda-feira, outubro 09, 2023
Diário de um ciclista vagabundo ficcional #002
Terminei a semana com 290km pedalados. Essa semana fiquei com preguiça e fiz tudo no rolo, usando o Zwift. Na sexta e no sábado me senti bem mas no domingo estava cansado, pedalei um pouco mais de uma hora de manhã e depois fiz um esforço de tarde, nesse esforço da tarde eu já estava um pouco mais disposto.
Hoje teoricamente seria dia de descanso, mas acho que vou pedalar e descansar só amanhã. Apenas por pura conveniência. Preciso ajustar algumas coisas na alimentação. Mas fico com preguiça as vezes e chuto o balde, comendo um monte de besteira. Resultado, estou acima do peso ideal. E a questão do peso para o ciclista é sempre uma questão.
Eu sei que o descanso também é uma parte muito importante do treino. Mas as vezes eu sinto uma necessidade muito forte de pedalar. Falo pra mim mesmo que vou só girar, que não vou fazer força, mas as vezes até isso eu passo do ponto. Vamos ver como vai ser hoje. Depois eu conto pra vocês.
quinta-feira, outubro 05, 2023
Diário de um ciclista vagabundo ficcional #001
Olá, meu nome é Diogo Guedes. Sou um jovem de 15 anos aspirante a ciclista profissional. Vou contar aqui minha história em forma de diário sobre o meu dia a dia no caminho para me tornar um ciclista profissional.
Hoje acordei cedo, e depois de tomar um mingau de aveia com banana e um pouco de iogurte de morango sai pra treinar. Eu moro em Brasília e um bom lugar para treinar cedo é o parque da cidade, que é onde costumo treinar durante a semana.
Chegando no parque por traz do colégio Elefante Branco esperei um pelotão chegar e peguei a roda para começar a aquecer. Na segunda volta, que tem 10km aproximadamente, fui para frente e comecei a fazer força. O treino hoje era 2 blocos de 20 minutos descansado 20 minutos entre eles. A intensidade do esforço era mais ou menos perto do meu limiar, coração a 160bpm.
Quando terminei, voltei pra casa, tomei banho e fui para escola. As primeiras 3 aulas eu estava boiando, estava sentindo sono e quase não prestei atenção. Depois do recreio, que passei jogando ping pongo com meus amigos voltei mais pilhado e consegui ir bem nas matérias.
Na saída fui encontrar a Michele, minha amiga colorida. A gente conversa mais do que qualquer coisa, mas as vezes damos uns beijos também. Depois de almoçar fomos pra casa dela. Dormi um pouco no sofá e depois fomos estudar, a semana de prova estava chegando.
Nunca fui um bom aluno, meu negócio mesmo é pedalar. Acho que sou obcecado, porque ciclismo é praticamente só o que eu faço. Consumo vários conteúdos, estudo técnicas e estratégias e vejo muitas corridas. Mas meus pais me enchem o saco pra estudar e quem sabe fazer faculdade de educação física, de preferência, na federal, lógico!
Depois de sair da casa da Michele ainda fui para academia fazer uns exercícios funcionais para me ajudar na bike. Depois da academia voltei pra casa, jantei com os coroas e fui dormir, estava morto!
terça-feira, outubro 03, 2023
Muda Clima
Cada vez mais quente
Cada vez mais frio
Somos todos gente
Sofrendo com a cheia do rio
Será que um dia vamos aprender?
Ou vamos aguardar o tempo de morrer?
Vamos fazer alguma coisa pra mudar?
Ou ter filhos e depois chorar?
O clima muda
A ansiedade aumenta
A terra expurga
A vida se ausenta
A terra vai aquecer e vamos todos morrer
Não fizemos nada para impedir
A revolução demorou a crescer
Os ricos viram a terra explodir