quarta-feira, junho 17, 2009

Seleção natural

No trânsito é cada um por si, a vida vale menos do que os pneus do carro.
No trabalho basta um problema pessoal para motivar a falta de educação.

O anonimato da cidade grande faz a gente ignorar as estatísticas. A violência, a corrupção e o desrespeito passam desapercebidos pela maioria: pobre, classe média e ricos.

A divisão de classes é uma forma de seleção natural, o preconceito persiste latente. O pobre não gosta do rico que não gosta da classe média que não gosta do pobre.

Por mais que tento evitar sentimentos ruins no meu dia a dia, a convivência social insiste em me trazer problemas. Vou fazer o que? Eliminar quem me incomoda? Não. Mas tem gente que faz isso, por mais absurdo que possa parecer. Mas não parece, eu sei.

É cansativo ter a impressão que a tendência é sempre piorar. A falta de uma força psicológica no momento que vivemos pode acarretar sérios problemas futuros como: stress, fadiga, ódio, isso só para citar alguns. Será que existe alguma solução para o caos?

A Teoria do caos estuda "o comportamento aleatório e imprevisível dos sistemas, mostrando uma faceta onde podem ocorrer irregularidades na uniformidade da natureza como um todo."

O ser humano é imprevisível, nunca vamos achar essa "faceta". E por isso nos acomodamos e tratamos nossos semelhantes como objetos. Para tentar evitar conflitos com a nossa consciência procuramos algo superior, Deus. Mas essa é outra discussão.

O que eu faço pra conviver comigo mesmo? Tento manter meus princípios. Nem sempre é fácil, é preciso muito autocontrole e paciência e falhar é uma certeza. Tem dia que acordar para vir trabalhar é um desafio gigantesco e no final do dia só confirmamos isso. Só que ainda tenho fé, o algo superior. Momentos como o de um sorriso de quem se ama faz você voltar a ter vontade de acordar e viver o presente.

A busca pela vida simples continua. Acho que vou precisar da ajuda do Indiana Jones nessa.

por felepi